quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Lá vem o sol...

Impressionante a capacidade que as pessoas tem de pré julgar os pensamentos dos outros. Quando digo "as pessoas" tambem me incluo. A gente passa a vida inteira com vontade de perguntar alguma coisa a alguém e fica sem saber a resposta por medo do que pode ouvir.
Quando eu era pequena, sempre tinha medo de perguntar as coisas ao meu pai. Era como se eu já tivesse certeza da resposta: não! Deixava de pedir, de perguntar, de me arriscar (e de repente me dar bem) porque achava que já sabia que ele ia negar. Talvez porque a primeira vez que quis alguma coisa de verdade ele tenha me negado. Não me lembro ao certo se foi isso. Só sei que era assim.
Sabe aquela história do "conversando a gente se entende"? Pois é. Muitas vezes alguém fica com uma cara estranha e você nem imagina o que possa ter feito de errado para ter desagradado ele. Como você pode consertar uma coisa que não sabe que fez? Enquanto isso o nível de intolerância da pessoa vai aumentando ainda mais até que vocês se afastam de vez, sem você nunca ter feito a menor idéia do que aconteceu. Loucura...
Aí vem aquele papo de que a relação ficou "mau resolvida". Mau resolvida? Ninguém nunca tentou resolver!!! Um porque não tinha percebido o que tinha feito e o outro porque achava que o primeiro não estava dando a mínima para o que aconteceu.
Há também as pessoas que sofrem de mania de perseguição. Acham que o mundo inteiro vive para julgá-lo, que todos estão contra ele. Eterna vítima. É sempre mais fácil se colocar nessa posição, assim todos ficam a sua volta te dando atenção e alimentando ainda mais a sua carência.
Então faça o seguinte: se você é o cara que não sabe o que aconteceu mas notou algo diferente, pergunte! Perguntar não ofende! E se você é o cara que sofreu a ação; cruzar os braços, se lamentar e se afastar do outro também não vai resolver. Converse com bom senso, cheguem a um denominador comum, fale o que você pensa. Assim vocês terão a oportunidade de pedir desculpas um ao outro.
E aproveite que o dia amanheceu lindo
e que o sol voltou para recomeçar!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ler. Vou ficar feliz também em saber o que você achou.