Alguns dias atrás, li que Deus nos deu o dom da fala para que ninguém pudesse ouvir nossos pensamentos.
Quando estamos felizes, gostariamos que o mundo inteiro soubesse. Muitas vezes não conseguimos expressar com palavras o que sentimos na íntegra. Por outro lado, se todos ouvissem nossos pensamentos, eles teriam a oportunidade de saber das nossas fragilidades, que estamos praguejando contra algo ou alguém, que estamos debochando ou somos pessimistas diante de uma situação.
Não temos necessidade de esconder nossa felicidade. Muito pelo contrário. Colocamos cartazes, bradamos... Mesmo os tímidos a tem estampada no rosto. Você sabe quando alguém está feliz. Felicidade é contagiante.
Mas se seus pensamentos tivessem auto-falante? Ninguém fala abertamente sobre a raiva que sente de outra pessoa, sobre a inveja... A gente reprime. E é mentira dizer que ninguém nunca se sentiu assim. Fica de longe observando, com olhar crítico, cético, seco... E se o "feliz" chega perto de você com todo seu entusiasmo, você logo dá um jeito de murchar a sua bola...
Eu costumo chamar essas pessoas de corvo. É, corvo, a ave pretinha, que fica lá de cima só agorando, aguardando a sua hora e observando, com prazer, a agonia da sua presa.
Calma! É só uma metáfora! Não me leve tão a sério! Eu também já fui corvo, reconheço. E não foram poucas vezes não! Foram milhares! A minha incapacidade de reação diante de algo que me incomodava se ocupava de trazer esse espírito sombrio para dentro de mim. É do ser humano essa tendência a ir pro "lado negro da força".
Hoje em dia procuro não me deixar contagiar por esse efeito. Mas como conheço bem a experiência, percebo muito facilmente quando isso acontece. Repare a sua volta, tem algum corvo aí?
Não deixe que essas pessoas contagiem seu dia, seu humor e nem sua vida. Tudo bem se você for um corvinho de vez em quando... Tem manhã que nem o cabelo ajuda... Sempre que isso acontecer pense no contrário. Se permita contagiar pela felicidade alheia. E tão melhor...
Dizem que quem é triste e sozinho tem grandes chances de desenvolver câncer. (Vou procurar saber se existe essa doença entre os corvos)
Desconfie de alguém que não tem nem um amigo, um cachorro ou uma planta. Estar sozinho é bem diferente de ser sozinho. Cultive suas idéias e divida-as com seus amigos. Com certeza, juntos vocês colherão muito mais frutos. Sempre tem alguém querendo te ouvir. A amizade é uma das maiores causadoras da felicidade no ser humano.
Ser feliz ainda é o melhor remédio.
Sobre cura através da amizade - Globo Reporter - 19/09/08
http://globoreporter.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-20190-4-329035,00.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por ler. Vou ficar feliz também em saber o que você achou.