sábado, 20 de setembro de 2008

Malhação faz bem ao coração

Graças a Deus!!! Hoje consegui malhar. Depois de duas semanas afastada, retomei meu fitness spirit e minha consciência corporal. Depois que comecei a tal dieta por conta da "Marabanha", exercícos e alimentação saudável viraram uma necessidade em minha vida. Não é o papo de comer sentindo culpa, é investir no meu futuro e até, quem sabe, no de vocês...
Fiz uma verdadeira pesquisa pra saber de quem é a frase "você é o que você come", mas o máximo que consegui descobrir é que Carlos Gracie (é, aquele mesmo, do Jiu-Jitsu, pai do Rickson, Royce, Royler, Renzo e Ryan...Lip, Hardy, Ra, Ra, Ra...hehehehe) ficou famoso não só pelo esporte mas também por desenvolver uma dieta cujos princípios eram vegetarianos. Ele sempre dizia essa frase.
Faz bastante sentido! Todas as doenças, em sua maioria, são provenientes de uma má alimentação. Porque você aprendeu direitinho a lição quando sua mãe dizia pra você não andar descalço, não pegar vento depois do banho quente, não dormir de cabelo molhado...Mas se você pensar bem vai lembrar que recusou aquele espinafre, que catou as cebolas, separou o peixinho num cantinho do prato... Aí eu te digo porque você tem stress, envelhcimento precoce e insônia. Falta de ferro, anti-oxidantes e vitamina B6, respectivamente. Entre mil e outras substâncias que seu organismo precisa para funcionar direito. Lembre-se que o corpo humano é uma máquina perfeita!
Certa vez eu descobri que por falta de cálcio, estava com 5 cáries!!! Quase morri de vergonha, a dentista deve ter achado que eu só escovava os dentes quando ia ao seu consultório. Mas ela me disse que devido a anemia que me acompanha já de longa data, na ausência de ferro, meu organismo vai buscar outras substâncias que possam reparar a sua carência. Foram cáries, mas poderia ter sido osteoporose. Sem exageros, isso é sério!
Outra coisa que descobri foi que, para o meu organismo absorver o ferro proveniente dos alimentos, era necessário também que eu ingerisse alimentos que contivessem vitamina C ao mesmo tempo. Quando a vitamina C é abundante no seu organismo, a capacidade de absorver o ferro é duas vezes maior. Incrível né!? Será que os escravos já sabiam disso quando preparavam nas senzalas as feijoadas com os restos das carnes salgadas da casa grande? Porque é de costume servir o prato com pedaços de laranja e caipirinha para acompanhar! A conta é: 2 porções de vitamina C + 1 porção de ferro = escravo sem anemia!!! hehehehehe
Hoje não consigo comer nada sem pensar nas consequências que aquilo vai me trazer. Prisão de ventre, azia, gordura localizada...ou...disposição, firmeza na pele, cabelos saudáveis... Já passei da fase de ler todos os rótulos dos alimentos em busca da quantidade de calorias. Já sei o que são alimentos funcionais, gorduras trans, calorias vazias... Aprendi a fazer iogurte natural em casa...Como muitas frutas, legumes, pão integral e nos fins de semana vou a festas de criança, rodízio de pizza, feijoada...E estou muito satisfeita com o meu condicionamento físico, minha produção mental, meu humor e principalmente com a saúde da minha velhice.
Como diz meu avó: "Eu vou viver uns 200 anos!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ler. Vou ficar feliz também em saber o que você achou.